quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cozinhar sem perder os nutrientes? Dá!

Não é exagero afirmar que o modo como você prepara os alimentos é decisivo para que eles permaneçam nutritivos ou percam vitaminas e minerais. “Um dos maiores pecados é cozinhar os legumes com muita água e, depois, jogá-la fora. Nessa, os nutrientes vão todos pelo ralo”, avisa a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro, do Rio de Janeiro, especialista em nutrição esportiva, em fisiologia do exercício e em nutrição clínica e estética. 

Algumas medidas

Para evitar tamanho desperdício, ela afirma que o ideal é cozinhar com menos água, utilizá-la depois para preparar um caldo ou cozinhar um macarrão, por exemplo, ou, melhor ainda, preparar os legumes ao vapor ou grelhados. “E deixe-os al dente, já que o calor em excesso também elimina nutrientes. Isso explica ainda por que é importante transferir a comida para outro recipiente assim que desligar o fogo, para acelerar a redução da temperatura e evitar que o cozimento continue”, completa Paula.

Outra dica importante: não confunda grelhar com fritar! “A fritura, além de ser prejudicial à saúde devido à quantidade de gordura usada, reduz o teor de ferro dos alimentos. Por isso, deve ser evitada principalmente por quem está anêmica”, alerta a nutricionista.

Mais uma recomendação essencial!

Deixe para cortar, descascar as frutas ou preparar um suco com elas, no máximo, 30 minutos antes do consumo. “Esse é o tempo médio que a vitamina C demora para oxidar devido ao contato com o oxigênio”, completa Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário