quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mude a rotina da alimentação!

Tão arriscado quanto seguir regimes radicais ou da moda, que proíbem a ingestão de certos alimentos, é fazer a chamada dieta da mesmice. Ou seja, comer sempre a mesma coisa. “Por mais benéfico que seja consumir, por exemplo, maçã, você não pode oferecer ao organismo apenas os nutrientes dessa fruta. Afinal, o corpo precisa de diferentes vitaminas, minerais e micronutrientes para funcionar bem”, esclarece a nutricionista Alyne Alves Figueiredo, mestre em nutrição humana e aplicada pela Universidade de São Paulo. Para entender melhor, vale saber que a carência de vitamina A pode levar à anemia e alterações na visão, enquanto a falta de vitamina C prejudica a gengiva e a de selênio favorece a depressão.

Fast food x saúde

“Esse alerta ganha ainda mais importância nos dias de hoje, em que os brasileiros estão ingerindo menos frutas, legumes e verduras e dando preferência a produtos industrializados – um reflexo da vida corrida, em que não sobra mais tempo para cozinhar e em que a maioria das refeições é feita na rua”, atesta a especialista. Se reconheceu? Melhor rever seus maus hábitos, já que eles podem comprometer a imunidade, a disposição, o bem-estar, o raciocínio, a memória, o humor e até acelerar a velocidade do seu envelhecimento.

Para quem não consegue variar a alimentação, seja qual for o motivo, uma boa sugestão pode estar no uso de suplementos nutricionais. E, apesar de eles serem vendidos sem prescrição, vale a pena falar com um especialista para verificar suas reais necessidades e fazer a suplementação do que o seu organismo realmente precisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário