quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

VOCÊ E OQUE VOCÊ COME !

Tudo o que você ingere reflete diretamente na sua saúde – para o bem e para o mal. “Hoje em dia, muita gente acaba tendo uma dieta rica em gordura saturada, presente nas carnes gordas e na manteiga, e em carboidrato refinado, presente nos pães e doces, por exemplo. Ela não só impacta no aumento de peso como na queda da imunidade, deixando a pessoa mais suscetível a gripe, diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto”, lista a nutricionista Flávia Fuzzi Barroso, membro da câmara técnica do Conselho Regional de Nutrição.

Capriche nas fibras!

O funcionamento do intestino, a disposição e a beleza também são bons termômetros da sua alimentação. “Quando ela é pobre em fibras leva à constipação, que ainda provoca a sensação de inchaço, irritabilidade e dor na região abdominal. Já se tem excesso de gordura e açúcar causa indisposição devido aos picos e quedas no nível de energia e sobrecarga no sistema digestivo. 

Por outro lado, se tiver poucas vitaminas e minerais, aumenta os riscos de dermatites, enfraquecimento e queda capilar”, completa a especialista.

Mas evitar ou resolver tudo isso é simples. Na prática, você pode:

– Ler os rótulos dos produtos sem se limitar à informação calórica. É importante verificar também os teores de fibras, gorduras e açúcares.

– Nos lanches, substituir o pão branco com manteiga e as bolachas recheadas por pão integral com queijo branco, uma tigela pequena de granola com leite desnatado, uma fruta ou suco natural.

– Trocar o arroz branco pela versão integral ou pelo menos misturar um pouquinho de cada um. 

– Cozinhar, assar ou grelhar as carnes em vez de fritá-las, tirar a pele das aves e demais gorduras aparentes.

– Sempre incluir folhas e legumes no prato, especialmente crus ou al dente, para garantir uma maior oferta de fibras.

– Tirar o saleiro da mesa e substituir parte do sal do preparo dos pratos por ervas frescas ou desidratadas, para reduzir o risco de hipertensão e inchaço.

– Temperar a salada com um fio de azeite de oliva extravirgem, que é rico em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, que auxiliam na redução do colesterol ruim e no combate às cardiopatias.

– Beber cerca de dois litros de água por dia, para garantir o bom funcionamento dos rins, a entrada de nutrientes nas células e a eliminação de toxinas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário